quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quer ser Jornalista? Inscrições ali na esquina!

Uma notícia me deixou furioso na tarde desta quarta-feira. O Supremo Tribunal derrubou a Lei da obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Ou seja, meus quatro anos de estudos não valeram para nada. Bom, valer até valeu, porque durante este período tenho certeza que aprendi várias coisas, e isso, ninguém derruba. Me espanta pensar que para ser jornalista, basta ter um talentinho básico. Mas será que todos com talento aprenderam que para ser jornalista precisa-se de ética, que o jornalismo é uma responsabilidade social? Quem perde com isso é a própria população que agora vai poder assistir em canais abertos ainda mais Cicarellis, Davids Brasil, Íris Stefanellisss... Um absurdo!!! Serão um bando de atuantes sem critérios, sem estudos e sem responsabilidade em saber o que é realmente o jornalismo. Se estudamos 4 anos, é porque alguma coisa é preciso saber para se tornar um profissional da área de jornalismo. Porque para ser turismólogo precisa-se de diploma, para ser contador precisa-se do diploma, e por aí vai. Para ser jornalista, basta escrever qualquer bobagem em um jornal, que o diploma foi ganho. Aonde vamos chegar com isso?? O que eu sei é que a partir de hoje, qualquer pessoa pode se tornar jornalista. E não vai me surpreender, quando eu ver na rua, alguém vendendo diploma na esquina. Eles derrubam a lei porque na verdade nem sabem o que é jornalismo, aliás, não sabem nem o que é Lei!

Gustavo Moré

2 comentários:

  1. concordo. Pois creio que meio jornalistico agora vai ficar pior pois já que qualquer um vai poder ser jornalista. Mas ainda acho que ter dinheiro mesmo e poder atuar nessa area com determinação só quem fez a faculdade ( e uma boa ainda).

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem acho que voce tem muita razao, porem ha de convir comigo que a maioria dos Jornalistas depende do poderio economico que torce e destorce a vida e o destino dos menos favorecidos.
    No Brasil no tempo da ditadura militar muitos jornalista pagaram com a vida ou a liberdade,por contradizer os donos do poder, e isso e lamentavel; seja um jornalista competente e puro de coracao e o mundo sabera reconhecer o seu trabalho, sem jamais ter que mostrar seu diploma.

    Milton Cardoso USA

    ResponderExcluir